segunda-feira, 7 de junho de 2010

E - FOLIOC

Psicologia do Desenvolvimento E – Folio C


Laura Alves nº 903271 Turma: 5

1. Sendo responsável, por um projecto de carácter educativo, que promove o desenvolvimento pessoal e social, de um grupo de jovens adultos, para a sua adequada integração profissional de uma comunidade, os fundamentos das suas necessidades, de acordo com o contexto da realidade onde estão inseridos e da própria instituição são os seguintes:

• O grupo para quem se destina o respectivo projecto de integração profissional caracteriza – se por um conjunto de indivíduos com um historial de comportamentos de risco, emocionalmente são sensíveis e imaturos, que agem por impulsividade.

• Quanto às capacidades cognitivas relevam pouca destreza na elaboração de raciocínios, com a consequente dificuldade ao nível da aprendizagem e aquisição de conhecimentos.

• Fisicamente é um grupo que não apresentam quaisquer problemas de mobilidade, nem têm qualquer outra deficiência física.

• No que se refere aos aspectos sociais têm muita facilidade de comunicação e bom relacionamento interpessoal dentro do grupo.

Atendendo a todos os factores referidos que caracterizam este grupo de jovens adultos, as necessidades para que os indivíduos que constituem este grupo tenham uma boa integração profissional são essencialmente de carácter educativo com forte acompanhamento psicológico.

O projecto deve atender às necessidades do grupo, para que adquiram as principais características do jovem adulto, nomeadamente as que são defendidas por Chickering, que são designadamente ao nível das competências intelectuais, ao nível do controlo emocional, capacidade inter - relação com os outros, com respeito e aceitação das diferenças, bem como na aquisição de autonomia de poder de decisão no âmbito do exercício profissional e pessoal.

2. http://www.slideshare.net/laury85

Bibliografia:


Tavares, J. et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora

Nota: não foi possivel copiar o mapa conceptual.

Sem comentários:

Enviar um comentário