Psicologia do Desenvolvimento
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Laura Lúcia Ferreira Alves nº903271 Turma: 5
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FICHA DE LEITURA
Artigo - “Factores de risco e factores de protecção ao desenvolvimento infantil”: uma revisão da área.
Breve resumo
O artigo citado, visa sobretudo o quanto é importante analisar a literatura existente, relativa a toda ou qualquer citação ou descrição que ajude na protecção preventiva de crianças, adolescentes e jovens em risco. Faz referência ainda, às diversas situações de risco e ao estudo efectuado a fim de eleger pessoas habilitadas para visionarem mais e melhor todos estes problemas, que levam às crianças e adolescentes a terem uma vida privada de felicidade.
Resumindo, pode dizer-se que o artigo alerta-nos para: Factores de risco, factores de protecção, prevenção de problemas de comportamento; relevando a urgência da actuação do adulto consciente, a fim de colmatar tudo o que faz parar o progresso daqueles que se encontram em situação de perigo.
Citações importantes
-“Cabe destacar a obrigatoriedade estabelecida pelo ECA em seu artigo 245 de que todo profissional das áreas social, educação ou saúde, deva comunicar à autoridade competente, os casos de seu conhecimento envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra a criança ou adolescente, cabendo pena prevista caso tal comunicação não ocorra.”
- “É necessário, porém, que todos os profissionais que actuem na área da infância e da adolescência tenham conhecimento dos direitos estabelecidos pelo ECA (1990), bem como dos factores de risco envolvidos no prejuízo ao desenvolvimento infantil, para que possam intervir de forma precisa na prevenção e/ou interrupção do risco.”
- “Em tempos difíceis, a compreensão e construção de forças e virtudes, como: valores, perspectivas, integridade torna-se mais urgente. Neste sentido, as forças e virtudes funcionam como pára-choque contra o infortúnio e desordens psicológicas, e podem ser a chave para a construção da resiliência (Seligman, 2002).”
-“Cabe salientar que os factores de risco por si só não constituem uma causa específica, mas indicam um processo complexo que pode justificar a consequência de uma psicopatologia na criança (Holden, Geffner & Jouriles, 1998).”
Comentário Pessoal
Paira na minha consciência, que é deveras imprescindível que todos os profissionais ligados à infância e à adolescência e outros, se tornem verdadeiros analistas neste processo social tão complexo.
Outras observações pessoais
Sugiro que:
- Os analistas sociais tenham sempre em mente o contexto de uma intervenção atempada, para precocemente se resolver os problemas das famílias e indivíduos em situações de risco e/ou exclusão social.
- Se desenvolva diariamente uma consciência dos riscos existentes no meio e demais problemas sociais.
- É de relevar o olho atento e colmatar o olho negligente referido no artigo pois, “A criança não é um adulto em miniatura: não tem os mesmos reflexos, não compreende os perigos nem se comporta como um adulto responsável.
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Referências bibliográficas:
Artigo - “Factores de risco e factores de protecção ao desenvolvimento infantil”: uma revisão da área.
Autores do artigo - Joviane Marcondelli Dias Maia, Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Revista - “Temas em Psicologia”, volume - 13-nº2, 91-103, 2005.
Outros artigos da revista:
- Psicologia do Desenvolvimento: uma perspectiva histórica-Márcia Elia da Mota
- Equivalência numérica em crianças surdas-Ruth Daisy Capistrano de Souza, Grauben José Alves de Assis, Priscila Giselli Silva Magalhães.
- Suporte social, nível socioeconómico e o ajustamento social e escolar de adolescentes portugueses - Fabio Biasotto Feitosa, Margarida Gaspar de Matos, Zilda A. P. Del Prette.
Editor Responsável -Gerson Yukio Tomanari (USP)
Mensagem sintese:
"Todas as crianças tem o direito a serem felizes"
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